Arte da Capoeira na Escola de Ensino Fundamental Ernani // Capoeira Art at Ernani Primary School

Quilombismo em 3D / Quilombismo in 3D

Histórico do Projeto

Este projeto de criação de interface 3D interativa tem sua implementação embasada em percurso de formação de professores em serviço. O projeto foi materializado a partir de conversas informais e interações colaborativas que foram desenvolvidas com o objetivo de criar conteúdo para a mostra cultural, que ocorreu em 30/11/2024, na EMEF Ernani Silva Bruno.
Com base no Projeto Político Pedagógico da Escola Ernani, professores de Educação Físcia, Lourdes e Silvio propuseram atividades educativas a partir da arte da Capoeira, enquanto uma forma de resistência e manifestação da cultura afro-brasileira, em processo pedagógico que se coaduna com implementação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que determinam a obrigatoriedade do ensino da cultura afro-brasileira e indígena na educação básica.
O diálogo estendeu-se com participação de um professor língua inglesa e pesquisador de tecnologias digitais na educação, Jorge, que sugeriu apoiar o projeto nas pesquisas e arte visual do artista Carybé , pois essa referência traria subsídios para que, posteriormente, os estudantes produzissem suas obras e releituras, com orientação de uma professora de artes, Fernanda.
O processo de preparação também teve participação de uma professora praticante de capoeira, Tatiane, que convidou um grupo de capoeira conhecido dela, para se apresentar e conduzir uma roda de capoeira que promoveu interação e colaboração dos integrantes do grupo com os estudantes da escola de Ensino Fundamental I e II Ernani Silva Bruno, conforme registrado em imagens / texturas, na galeria, Capoeira em 3D, deste blog. Houve também cooperação e colaboração das professoras polivalentes, Jéssica, Luci e Marivania, dos quartos anos, orientando os estudantes de suas respectivas classes nas pesquisas e a produção de desenhos, como os das texturas que compõem a narrativa visual e interativa deste esapço digital 3D.
A trajetória de construção da galeria 3D tem sua fundamentação em compartilhar e integrar saberes de Ciência da Computação e de Computação Gráfica tridimensional (3D) com conhecimentos científicos transdisciplinares e transversais, usados em percursos pedagógicos anteriores, descritos em uma tese de doutorado escrita pelo professor Jorge . A construção deste projeto contribuiu para materializar o objetivo que estudantes e educadores da escola Ernani pudessem vivenciar formas pouco conhecidas de escrita (co)criativa e de leituras multimodais, apoiadas em desenvolver e aprimorar habilidades cognitivas e técnicas de base digital, no padrão da internet 3D, com baixo custo e alta qualidade, pelo viés de utilizar as plataformas Blogger, Flickr e X3dom. Inclui-se neste processo de uso de plataformas digitais, a utilização da plataforma ChatGPT que conribuiu para gerar o código fonte de animação da esfera que circunda o ambiente virtual 3D de realidade virtual (AD3D de RV) e está envolta pela textutra laranja com a escrita 'Capoeira Game' em preto. Assim, estimulado reflexão e compreensão para a relevância de adquirir e aplicar habilidades com múltiplos letramentos, convencional, digital, visual e espacial a partir do cotidiano escolar, por meio de implementar um percurso transdisciplinar e multicultural de desenhar e criar um espaço digital tridimensional (3D) de realidade virtual (RV).

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